Descubra qual é o trabalho de um redator
A princípio pensei que redator é apenas “aquele que escreve as letras”, mas essa é apenas uma de suas funções. De um modo geral, um redator é um redator .
Inicialmente, ele elabora a mensagem publicitária, com base na qual determina como os materiais publicitários são alinhados. Basicamente, ele adapta a mensagem para cada canal de comunicação.
Em seguida, ele escreve o slogan, o título e os textos necessários para uma campanha de comunicação. Se necessário, o redator encontra nomes de novos produtos a serem lançados no mercado.
Depois disso, o redator deve participar do design gráfico dos materiais publicitários junto com o diretor de arte ou designer. Juntos, eles precisam encontrar uma solução gráfica eficaz para implementar ideias de redatores.
Seja autodidata
Existem muitos blogs e livros online , livros de publicidade e livros de marketing que valem a pena serem lidos. No entanto, nada se compara à experiência prática. Portanto, o exercício mais importante é simplesmente escrever.
Existem cursos e exercícios de escrita criativa e existem ONGs onde você pode se preparar gratuitamente, em um nível básico, no lado da publicidade e redação.
Você pode criar um blog onde pode escrever sobre anúncios ou tentar reescrever os textos de determinados anúncios. Treine você mesmo! Assim diz uma das minhas cópias favoritas:
Conheça muito bem o seu cliente
Quando você está lidando com seus primeiros clientes, seja você autônomo ou trabalhando em uma empresa, o mais importante é conhecê-los muito bem, e como eles são como pessoas. Apenas por saber o que eles querem, você pode agradecê-los por seus serviços.
Por que eu digo isso? Porque as razões mais comuns pelas quais o texto não é publicado são puramente subjetivas: o cliente não gostou do texto ou o cliente não achou que o texto estava vendendo. No entanto, na maioria desses casos, o cliente não é um especialista em publicidade; você sim!
De fato, o cliente tem o direito de decidir se o texto escrito por você permanece ou não. Mas, para evitar uma recusa, descubra quais materiais publicitários o cliente aprovou até agora, descubra que tipo de textos fizeram sucesso para o seu negócio, descubra que tipo de texto ele gostaria de escrever. É melhor falar com ele diretamente antes de começar a trabalhar.
Descubra detalhes sobre o negócio do seu cliente
À medida que você o conhece melhor, precisa conhecer melhor o negócio dele e os produtos ou serviços que ele quer vender. Como redator, você precisa das seguintes informações:
- Detalhes do produto ou serviço que você precisa vender – para que você possa deduzir os benefícios;
- Dados sobre o público-alvo para o qual escreve os textos (segmento etário, sexo predominante, área de origem, ocupações profissionais, paixões, de que cidades provêm, características gerais);
- Informação geral sobre as campanhas de promoção anteriores da respetiva empresa (quando ocorreram, qual foi a mensagem, resultados).
Faça perguntas sobre o material que você vai escrever
No início, é muito difícil descobrir como escrever um material para ter o impacto desejado. Perdi colaborações porque não entendi desde o início o que o cliente queria daquele texto. Aprendi que tinha que fazer uma série de perguntas antes de começar a trabalhar.
Essas perguntas facilitaram muito minha vida:
- Que material preciso para escrever? (folheto, pôster, pasta de apresentação, banner, artigo, texto do site, etc.)
- Que ação é desejada do público? (comprar, entrar no site, entrar em contato conosco, ser informado, etc.);
- Onde e como o material será distribuído? (local ou meio de distribuição, quem o distribuirá);
- Qual é o tom desejado do texto? (agressivo, passivo, informativo);
- Qual é o estilo predominante do texto? (formal, semiformal).
Descubra a concorrência do seu cliente
Se você descobrir pelo cliente ou se documentar mais tarde, é bom saber quem são seus concorrentes e como eles são promovidos. Você pode ver, especialmente em seus sites, quais dos concorrentes são os mais fortes e como seus textos publicitários soam. Não copie de lá, apenas inspire-se no melhor.
Você faz as regras!
Desde o início, o cliente não pode saber que você é um iniciante. Você precisa estar confiante e fazer com que essa colaboração seja boa para você.
Em primeiro lugar, você conhece muito bem o preço. Ele não cobra uma taxa horária porque muitos clientes não confiam nele. Você pode cobrar um número de palavras, mas é bom dar ao cliente uma estimativa total desde o início.
Não comece o projeto até obter um adiantamento! Caso contrário, você corre o risco de não ser pago se o cliente não estiver satisfeito com seu trabalho.
Segundo, determina como você se comunica com o cliente durante a colaboração. Escolha um meio juntos e use apenas isso. Pode ser por marcação, por e-mail e telefone ou por Skype. Evite ter um intermediário entre você e o cliente.
Espero que essas dicas sejam úteis e ajudem você a iniciar sua carreira de copywriting. Se você seguir essas dicas, você manterá seus clientes por mais tempo e será pago de acordo.
Para qualquer dúvida, estou aberto a discussões na seção de comentários abaixo!
Boa sorte para se tornar um redator iniciante e um redator experiente!